Batman x Superman: A Origem da Justiça

Filme de Zack Snyder marca o começo da Liga da Justiça nos cinemas de forma competente
e determina o tom dos filmes de super-heróis da DC Comics

Por Alex Soares

Após os acontecimentos devastadores de O Homem de Aço (Man of Steel – 2013), em que a cidade de Metrópolis foi destruída no embate entre o herói (Henry Cavil) e o General Zod (Michael Shannon), o diretor Zack Snyder nos entrega uma sequência de tirar o fôlego, estabelecendo os fundamentos da Liga da Justiça nos cinemas, além de ditar o tom que os próximos filmes da DC Comics seguirão.

Justamente é nessa batalha que Batman VS Superman: A Origem da Justiça se baseia. Temos uma breve apresentação do jovem Bruce Wayne e a cena da morte de seus pais, com referências a O Cavaleiro das Trevas (1986) de Frank Miller que farão sorrir até o nerd mais marrento. Um salto de tempo, e vemos a batalha de Metrópolis pelos olhos de Bruce Wayne (Ben Affleck), praticamente impotente diante dos acontecimentos que se desenrolam diante de seus olhos. É impressionante ver o cuidado com que as sequências foram feitas, para representar cenas do filme anterior vistas de outros ângulos, mostrando a visão dos humanos comuns que presenciaram e/ou morreram devido ao conflito. Essa destruição e morte (motivo pelo qual o filme anterior recebeu grande parte de suas críticas) serve de catalisador para que o Homem Morcego nutra uma profunda aversão ao Superman e prepare um plano de contingência para detê-lo.

Superman em contrapartida não concorda com a forma como o misterioso vigilante mascarado de Gotham City age, desrespeitando direitos civis, agindo com brutalidade contra os criminosos e gerando um clima de medo na cidade. Ver essa diferença de “políticas de combate ao crime” na tela grande é tão emocionante quanto bem desenvolvido na trama, bem montada pelo roteirista Chris Terrio (Argo – 2012).

batmanVSsuperman-01

Temos boas atuações, mesmo nos exageros e afetações do Lex Luthor interpretado por Jesse Eisenberg, diálogos afiados e ótimas cenas de ação. Temos em Ben Affleck O Batman. Aqui cabe um adendo: o ator conseguiu calar a boca dos haters de plantão. Temos Gal Gadot surpreendendo como Mulher-Maravilha. Outro “cala-boca” para os haters. Temos um tempo de tela equilibrado entre os personagens título, e a Mulher-Maravilha aparecendo menos, porém, com destaque merecido. Sem querer entregar demais, temos mais três membros da Liga da Justiça apresentados de uma forma rápida, porém muito interessante. Inclusive um deles surge de uma forma espetacular, que me fez lembrar de Crise nas Infinitas Terras (1986).

Referências não faltam, seja no número do imóvel investigado pelo Batman (1939 – ano de criação do personagem) ou na discussão entre Clark Kent e Perry White (Laurence Fishburne) em que Perry diz que não estão em 1938 (ano de criação do Superman). Isso sem contar as frases ditas por Alfred (Jeremy Irons) retiradas de O Cavaleiro das Trevas (olha ele aí de novo) de Frank Miller, como a famosa referência às futuras gerações da família Wayne herdarem uma adega vazia, entre outras, fazendo dele um alívio cômico bem-vindo.

batmanVSsuperman-02

Temos um tom diferente dos filmes da Marvel Comics, mais sombrio, sério. Mas nem por isso menos divertido. Não espere algo parecido com Vingadores ou Deadpool. Snyder dá um vislumbre do tom dos filmes da DC Comics de forma eficiente. Tem seus defeitos? Sim. Mas o resultado final é competente e decente e suplanta esses pequenos detalhes. Os personagens já conhecidos foram respeitados e a introdução de novos personagens foi feita de forma interessante. Temos uma visão coerente dos traumas que norteiam Batman e dos dilemas que afligem o Superman. Temos intervenções da mídia, discutindo as ações do último filho de Krypton, com seus defensores e detratores (mais uma referência a Frank Miller). Enfim: temos um filme emocionante que tem tudo para ser um sucesso de bilheteria (e que eu quero e vou ver de novo e de novo). E que venham os próximos filmes. Os fãs agradecem. Obs: Não tem cena pós-créditos. Mas nem precisa.

batmanVSsuperman-04

Tagged with:     , , , ,

About the author /


Formado em Design Gráfico pela Escola de Design / UEMG, Alex Soares atua como fotógrafo profissional desde 1997, e é fã e colecionador de quadrinhos desde que consegue se lembrar. Acredita piamente que não nasceu. Saiu de uma revista em quadrinhos para o mundo real.

Related Articles